O horário em que são feitas as publicações nas redes sociais tem um impacto direto e real na sua prestação podendo influenciar o número de reações, comentários, partilhas e cliques.
Esta análise pode ser feita por si, observando com cuidado as estatísticas de cada publicação, indo experimentar os vários horários possíveis e comparando. No entanto, este pode ser um processo longo e moroso uma vez que o ideal é ter meses de dados para verificação o que, quando se procura resultados imediatos, pode não ser o ideal. Apresentamos-lhe portanto quais os melhores horários para publicar nas Redes Sociais em 2020.
Quais os melhores horários para publicar no Facebook?
Felizmente, existem plataformas de agendamento social que recolhem milhares de estatísticas diariamente, o que lhes permite organizar e apresentar estas estatísticas com maior fiabilidade e precisão.
Portanto, se procura encontrar o melhor horário para partilhar os seus conteúdos no Facebook e consolidar a sua estratégia de marketing digital, veja abaixo quais os horários recomendados:
- Melhores horários: quarta-feira, 11h e 13h
- Melhor dia: quarta-feira
- Pior dia: Domingo
De modo geral é possível verificar que a quarta-feira é por norma o dia mais importante nos variados vetores e que aos fins-de-semana serão os piores. É também possível ver que o nível de interação mais consistente decorre entre terça e quinta-feira das 8h às 15h, ou seja, esses podem também ser considerados horários seguros.
A análise destes padrões ajudam-no a perceber quando é que os utilizadores usam o Facebook: verificam as atualizações a meio do dia durante a semana e estão menos online durante a manhã e à noite.
O relatório completo permite ainda analisar quais os melhores horários de acordo com as áreas de negócio como por exemplo: comércio, educação, financeiro, media, tecnologia, saúde, etc.
Mas, desengane-se que esta informação é permanentemente válida. Num ano atípico como 2020, esta análise é mais importante que nunca de forma a manter os seus conteúdos visíveis e leva-los aos seus clientes ou potenciais clientes. E não se esqueça, crie os seus próprios relatórios para conseguir perceber quais os horários e publicações que lhe garantem melhores interações junto dos seus seguidores, dentro destas recomendações.
Dica: tente publicar no momento em que no seu perfil pessoal vê mais amigos online. Como a sua página de empresa provavelmente é constituída por um elevado número de pessoas suas conhecidas, é sempre um bom indicador tentar focar as suas publicações nos momentos em que mais dessas pessoas estão online.
E no Instagram, qual o melhor momento para publicar?
Atualmente, o algoritmo do Instagram favorece os conteúdos mais “recentes” quando determina quais as publicações que irá ver no seu feed. Isto não é necessariamente uma ordem cronológica mas é feito para lhe servir conteúdo “fresco” com o qual terá maior chance de interação.
Este é o ponto fundamental a ter em mente para garantir que as suas publicações são recentes quando os seus seguidores têm maior probabilidade de estar online.
- Melhores horários: Quarta das 11h a sexta-feira das 10h às 11h
- Melhor dia: Quarta-feira
- Pior dia: Domingo
O Instagram é a segunda maior rede social da atualidade com uso diário e o seu crescimento estimado continua a surpreender para os próximos anos.
Esta plataforma, propriedade do Facebook tem um uso global semelhante à sua companhia mãe com o seu pico de interações a ocorrer perto do meio dia durante a semana e taxas de menor interação aos fins de semana. Os momentos de maior interação podem ser encontrados das segundas às sextas-feiras das 9h às 16h e reduz todos os dias antes das 6h e após as 21h. Comparado com a sua concorrência, o Instagram tem alguns pontos de grande interação espalhados pelas manhãs e fins-de-semana, o que pode estar a ser alimentado pela crescente popularidade das Stories do Instagram que são conteúdos fáceis de aceder e ver a qualquer momento e cuja natureza efémera, pode dar origem a uma adesão diferência com medo de “se perder algo”.
Descubra quando é melhor publicar no Instagram de acordo com a sua área de negócio.