Surgimento do Marketing
Apesar de não ter um marco distinto na questão do seu surgimento, o Marketing estima-se que iniciou na altura que começaram a existir as práticas comerciais por volta do século XV, na época da evolução das cidades e suas civilizações. O que significa que, o nome Marketing é algo recente na mente das pessoas, contudo o seu desenvolvimento é parte do acompanhamento do avanço humano.
Qual a definição simplificada de Marketing?
O Marketing é uma área reconhecida pelo processo de criação e entrega de valor, de forma, a satisfazer as necessidades e/ou desejos dos clientes ou consumidores. É uma técnica que envolve produtos, ideias ou produtos para alcançar os seus objetivos e, acima de tudo, atrair os consumidores e o seu interesse.
Definição de Marketing segundo Philip Kotler
Philip Kotler, um professor universitário, teve uma repercussão na história do Marketing, bem como, na sua evolução, sendo identificado como o “Pai do Marketing”. Para Kotler (1993), o Marketing baseia-se num “processo social e administrativo através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Objetivos do Marketing numa empresa
Os objetivos do Marketing podem ser diferenciados de empresa para empresa, todavia, o cliente foi, é e sempre será o maior foco nesta ciência.
Estruturando de modo abrangente, alguns dos objetivos do Marketing são:
- Aumentar o volume de vendas
- Gerir uma marca
- Criar e construir relações duradouras e verdadeiras
- Posicionar-se, de forma assertiva, no mercado
- Fidelizar clientes e alcançar novos leads (potenciais clientes)
- Melhorar a relação com os colaboradores e/ou funcionários da empresa
Passos para ter um Marketing estruturado e eficiente numa empresa
Para um Marketing bem direcionado e forte, é necessário estruturar uma estratégia com foco em 3 pilares essenciais, tais como os fornecedores, público-alvo e concorrentes.
Relativamente aos fornecedores, a questão é se os fornecedores selecionados podem satisfazer realmente as necessidades da empresa e se, estes auxiliam a aumentar a rentabilidade e a entregar os produtos e/ou serviços com a melhor qualidade para os clientes.
Em relação aos concorrentes, a empresa deve identificar quais os seus principais rivais no mercado e o que estes oferecem aos seus clientes. De forma, a decifrar qual a posição da empresa em relação a eles.
Por sua vez, o público-alvo, deverá ser definido para adequar qual a melhor estratégia para os alcançar e quais as suas principais necessidades e desejos, para desenvolver os produtos e/ou serviços ideias. Para auxiliar nesta fase, podemos como melhor conselho, criação de personas.
O que são personas?
As personas são representações de pessoas fictícias desenvolvidas para representar um determinado público-alvo, a nível de comportamentos, atitudes, gostos, necessidades e demograficamente. Este processo proporciona à empresa uma melhor preparação de como lidar com os seus clientes, como criar conteúdo apropriado para o público-alvo definido e uma segmentação de mercado delineada.
Resultados de uma aplicação correta de Marketing na sua empresa
Após cumprir todos os passos básicos para a criação de um Marketing estruturado e eficiente, serão visíveis resultados positivos para a sua empresa, sendo alguns deles:
- Melhor relação com os seus clientes, verificando uma proximidade com os mesmos
- Maior promoção da sua empresa
- Aumento da credibilidade
- Ajuda os clientes na tomada de decisões e quais se adequam mais para o seu tipo de necessidade e/ou desejo
- Um perfil que fideliza a empresa/marca, mais especificamente, nas redes sociais e website
- Transformação do investimento a nível de tempo e financeiro em oportunidades de negócios rentáveis
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