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Porque é que o Marketing Digital é importante para as empresas?

Além de facilitar a comunicação entre as empresas e os potenciais clientes ou consumidores, o Marketing Digital é ainda uma excelente ferramenta para fortalecer as marcas e consequentemente realizar melhores vendas.

Quando a Internet surgiu, era um espaço ainda um pouco “deserto” de conteúdo que era utilizado maioritariamente para comunicar. Não existiam canais de interação entre empresas e os potenciais clientes. No entanto, com o passar dos anos e a evolução da Internet, por volta dos anos 2000 e devido ao aumento do número de utilizadores, o Marketing Digital passou a ser construído. Isto aconteceu pois com o crescente número de utilizadores as empresas começaram a investir cada vez mais no setor, alimentando assim a evolução tecnológica e técnica.

Foi assim que o Marketing Digital se tornou uma área de estudo e que utiliza ferramentas como as Redes Sociais, E-mail Marketing e Website para a promoção de uma empresa ou negócio na Internet.

Além de facilitar a comunicação entre as empresas e os potenciais clientes ou consumidores, o Marketing Digital é ainda uma excelente ferramenta para fortalecer as marcas e consequentemente realizar melhores vendas. Esta área consiste num conjunto de ações estratégicas online cujo objetivo é criar o caminho ideal para o alcance dos objetivos de cada empresa.

Porque é que o Marketing Digital é importante para as empresas?

Se tudo aquilo que dissemos acima não foi suficiente para o convencer da importância e valor do Marketing Digital, preparamos 5 razões para que possa compreender melhor como essa importância se traduz no seu negócio. São elas:

  1. Garante a sua presença na Internet
  2. Sabe quando e como falar com o público-alvo
  3. Permite-lhe estar à frente da concorrência
  4. Não precisa investir muito para começar
  5. Tenha resultados fáceis de analisar

1. Garante a sua presença na Internet

Quando tem uma dúvida ou problema, por norma, o que faz? Se a sua resposta foi: “vou ao Google pesquisar”, saiba que não está sozinho.

O Google é o maior motor de busca online do mundo. Esse facto torna-o numa ferramente imprescindível para o seu investimento em Marketing Online pois o simples facto de aparecer nos resultados de pesquisa pode ser uma excelente promoção ao seu negócio além de que, o custo de aquisição por cliente é particularmente baixo.

Mas não se esqueça, não é só quando alguém procura por uma solução que deve encontrar a sua empresa, é fundamental que a mesma apareça “organicamente” nos resultados de pesquisa. É que quando pesquisamos o nome de uma empresa e não existe nenhum resultado no Google por norma ficamos frustrados e instantaneamente desconfiados da veracidade da mesma pois “todos os bons negócios estão online”. Se o cliente que procura a sua empresa não a encontrar online, as chances de ele não entrar em contacto consigo são imensas.

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2. Sabe quando e como falar com o público-alvo

Muitas empresas sabem exactamente quem são os seus clientes, o que costumam comprar, comportamento e profissões. Mas e aqueles que ainda não são seus clientes, como se relaciona com eles?

Um dos pontos importantes do Marketing Digital é a possibilidade de construção de um público-alvo que realmente deseje consumir o seu produto, que se relacione com ele e até se fidelize. O Marketing Digital possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas. Alem disso, poderá organizar os seus contactos por meio de e-mails registados (no caso de uma loja online), subscritores de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes sociais.

Com o passar do tempo este público-alvo irá tornar-se um ativo fundamental para a sua empresa.

3. Permite-lhe estar à frente da concorrência

Já falamos sobre a importância de construir o público-alvo certo, mas com o Marketing Digital poderá ir mais além e não só construir o público certo, como comunicar com ele na hora certa.

Ao contrário do Marketing Offline, em que muitas vezes é nos impossível saber exatamente qual o público-alvo com quem falamos, o Marketing Digital possibilita-nos um nível de segmentação muito mais preciso dando-nos também a possibilidade de segmentar a nossa comunicação para cada tipo de audiência.

Esta última possibilidade permite-lhe especificar e ajustar a sua comunicação, personalizando até ao mais pequeno detalhe as sua ações e campanhas de marketing evitando erros ou a entrega de conteúdo desinteressante para o público-alvo selecionado.

4. Não precisa investir muito para começar

Muitas empresas só agora estão a perceber a importância do Marketing Digital. Isto mostra que, se começar a investir hoje, poderá estar à frente de boa parte da sua concorrência.

A sua empresa poderá destacar-se da concorrência com a criação de bons conteúdos que ajudem o cliente na identificação e solução dos seus problemas.

Exemplo prático: Pesquisa no Google uma solução para X e é levado ao website de uma empresa com um artigo interessante sobre o assunto em questão e que por acaso até o presta. A probabilidade de contactar a empresa em questão é bastante alta.

Além de que, se tiver um bom site, rede social e blog, causará muito melhor impressão do que uma empresa que não tem nada disso.

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5. Tenha resultados fáceis de analisar

Com isto, não estamos a dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é. Mas, com as ferramentas de hoje em dia, alto poder de segmentação e mais variadas estratégias de otimização dos sites para os motores de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir nos métodos tradicionais.

Com o passar do tempo, o preço para o Marketing Tradicional tornou-se elevado. Anunciar na televisão, no rádio, em revistas ou jornais é caro e é um investimento e do qual a maioria das empresas não conseguem dar conta ou contabilizar.

Já o Marketing Digital, embora exija sim, um mínimo de investimento, pode acabar por ser muito mais barato do que o Marketing Offline. Não é à toa que as estratégias de marketing online ocupam grande parte das estratégias de marketing das grandes empresas.

Utilizando o exemplo de um anúncio em flyer e uma campanha de e-mail marketing.

No caso dos flyers até sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de facto lidas e quantas vendas foram geradas para a sua empresa fruto dos flyers.

Já com os e-mails, poderá ter acesso exato de quantas pessoas abriram cada um deles, quantas clicaram em algum link e até mesmo quantas efetuaram uma compra através dos mesmos.

Mas este exemplo não é exclusivo do e-mail marketing, é possível também monitorizar com extrema precisão o comportamento dos utilizadores do seu website, desempenho dos anúncios no Google, resultados de um post nas redes sociais, o caminho de referência do utilizador até que se torne cliente e muito mais.

Tiradas todas estas conclusões ainda tem dúvidas sobre se valerá a pena ou não investir em Marketing Digital?

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