Segundo o mais recente State of Marketing da Salesforce, que consultou 6.000 profissionais do setor em 35 países, incluindo Portugal, 86% dos inquiridos nacionais afirmam que o marketing é atualmente dos dados mais valiosos para as empresas do que há um ano.
Os desafios à vista são numerosos, desde a necessidade de adaptação às mudanças nas condições econômicas até a preparação dos negócios para as transformações nas políticas de cookies ou a eliminação de silos tecnológicos para aprimorar a experiência do cliente. Os profissionais de marketing enfrentam o desafio de equilibrar dados, personalização e confiança.
A redefinição do envolvimento do cliente ocorre por meio de táticas e canais inovadores. Embora o e-mail permaneça um canal dominante, responsável por mais de 80% de todas as mensagens de outbound marketing, os profissionais da área em Portugal estão a procurar novas formas de interação. Priorizam o contacto áudio, bem como conteúdos e publicidade digitais. Surpreendentemente, 81% afirmam manter relações com seus clientes e consumidores em tempo real, utilizando um ou mais canais.
Com a crescente importância dos dados na compreensão das audiências e na forma como as empresas podem alcançá-las, torna-se crucial investir em ferramentas e tecnologias eficientes para unificar dados, criar perfis exclusivos por cliente e implementar campanhas automatizadas com personalização em larga escala.
Antecipando um aumento na necessidade de dados, os profissionais de marketing preveem utilizar quase o dobro das fontes de dados no próximo ano em comparação com 2021. Em Portugal, 80% ainda dependem de dados de terceiros, como identificadores de dispositivos e cookies de agregadores. Apesar disso, 60% já elaboraram uma estratégia para migrar para dados primários.
A análise é fundamental para qualquer estratégia de marketing, pois permite uma rápida tomada de decisões informadas que impulsionarão o crescimento do negócio. Cada milissegundo conta para o sucesso do marketing e da empresa. Ao priorizarem a personalização, investirem nas ferramentas de colaboração adequadas, coletarem e armazenarem dados de forma segura e demonstrarem valor através de análises, os profissionais de marketing continuarão desempenhando um papel essencial no crescimento das empresas ao longo do ano.
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