O que é um chatbot?
O chatbot é um software de computador que simula o comportamento de um ser humano num diálogo entre pessoas.
O que é o ChatGPT?
Simplificando, o ChatGPT (Chat Generative Pretrained Transformer) é um transformador pré-treinado generativo, isto é, um modelo de chatbot integrante da Inteligência Artificial, criado pela OpenAI, a 30 de novembro de 2022. Não obstante do transformador ser recente, segundo um estudo The State of AI da McKinsey, em 2022, foi confirmado que, cerca de 50% dos inquiridos adotavam a Inteligência Artificial em pelo menos uma área de negócio.
As vantagens e os cuidados a ter na aplicação do modelo
Este modelo, como qualquer outro, apresenta benefícios associados e cuidados a ter na sua aplicação.
Alguns dos benefícios passam por tópicos como a redução de textos longos, a aceleração de tarefas laborais, tradução de vários idiomas, anotação de apontamentos relevantes, criação de códigos, etc.
Relativamente às desvantagens, podemos afirmar que, embora seja um modelo deveras vantajoso para diversas áreas de atuação, o ChatGPT pode provocar consequências para os seres humanos, no que concerne ao desaparecimento de profissões atualmente fundamentais como programadores, técnicos de apoio e suporte ao cliente, entre outras. Ainda, é de salientar, os cuidados a ter com a utilização do ChatGPT, uma vez que, este modelo pode gerar informação incorreta, prejudicial e tendenciosa. Caso para dizer que errar não é apenas humano, apesar da percentagem ser menos elevada.
Como aceder ao ChatGPT?
Caso se esteja a questionar: “Como posso ter acesso e utilizar o ChatGPT?”. Nós respondemos! Basta aceder à página da OpenAI (https://chat.openai.com/) e fazer o registo através da sua conta Facebook ou Google. Empreendedores podem aproveitar esta oportunidade e transformar o tempo em dinheiro, dado que, o ChatGPT pode executar tarefas de Marketing automatizado, atendimento ao público e Análise de dados.
Aplicação do ChatGPT no Marketing Digital
No Marketing Digital, o ChatGPT pode auxiliar uma empresa no atendimento ao cliente, de forma automatizada, respondendo a questões frequentes. O modelo permite ainda, a oferta de recomendações ideais para cada cliente, com base nas suas preferências e ações realizadas anteriormente. Além disso, a sua aplicação é útil no desenvolvimento de conteúdo de Marketing, ou seja, no envio de e-mail marketing, descrições sobre os produtos e/ou serviços, entre outros. Estas utilidades concedem a poupança de tempo e elevação da eficiência do departamento.
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