A Meta está a lançar uma subscrição paga que eliminará anúncios do Facebook e do Instagram. O serviço está disponível em toda a União Europeia e será oferecido por cerca de €9.99 por mês na web ou €12.99/mês no iOS e Android para cobrir taxas adicionais para essas plataformas.
A subscrição visa abordar as preocupações da União Europeia sobre as práticas de direcionamento de anúncios e recolha de dados da Meta. Ao fazer com que os utilizadores escolham entre pagar pelo serviço para remover o direcionamento de anúncios ou usar o serviço gratuitamente mas consentir nas suas práticas de recolha de dados, a Meta acredita que irá cumprir mais claramente e definitivamente os requisitos de privacidade estabelecidos por um conjunto de leis europeias de dados, incluindo o Digital Markets Act e o GDPR.
“Respeitamos o espírito e o propósito destas regulamentações europeias em evolução e comprometemo-nos a cumpri-las”
escreve a Meta num post no blog a anunciar a nova subscrição.
A Meta afirma que continuará a oferecer acesso gratuito aos seus produtos para pessoas que não desejam pagar. A empresa diz que a experiência para utilizadores não pagantes não irá mudar, e as ferramentas existentes de preferências de anúncios permanecerão disponíveis.
A subscrição paga sem anúncios estará disponível apenas para maiores de 18 anos na UE, EEE e Suíça. Inicialmente, aplicar-se-á a todas as contas do Facebook e Instagram ligadas, mas a Meta eventualmente cobrará extra por contas ligadas. A partir de 1 de março de 2024, haverá uma taxa adicional de €6 na web ou €8 no iOS e Android por conta ligada. A empresa afirma que, enquanto alguém permanecer subscrito, os seus dados não serão utilizados para direcionamento de anúncios.
A Meta parece estar a desenvolver um plano separado para utilizadores adolescentes. A empresa disse ao The Wall Street Journal que temporariamente deixará de mostrar anúncios a adolescentes na região a partir de 6 de novembro. Não há detalhes sobre quanto tempo durará a pausa. A Meta recusou-se a comentar sobre a pausa na publicidade quando questionada pelo The Verge.
O tom do anúncio da subscrição paga da Meta deixa claro que a empresa continua a priorizar o negócio suportado por anúncios em que as suas plataformas são construídas. O serviço só será lançado em áreas com proteções rigorosas em torno dos dados dos consumidores e, mesmo assim, será apenas uma compra opcional. A empresa escreve no seu post no blog que “acredita num internet suportado por anúncios”. E enquadra a nova subscrição exclusivamente como um produto derivado para cumprir as regulamentações europeias.
Ainda assim, é um produto que muitos têm pedido. Os produtos do Facebook seguem-te pela internet e depois direcionam anúncios com base no teu comportamento. Agora, veremos quantas pessoas estão realmente dispostas a pagar para escapar ao seu olhar – e ao incómodo de anúncios incessantes no seu feed do Instagram.
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