Uma marca mais humana, inovadora e sustentável com quatro figuras geométricas que se podem desdobrar em sete formas principais. Uma imagem que contava histórias, envolvia pessoas e pretendia aproximar países.
Esta imagem, concebida pela Agência de Design Walsh de Nova York que contou com a equipa de Stefan Sagmeister que é, indiscutívelmente, um dos melhores designers do nosso tempo, desenvolveu um conceito que contava com as quatro formas que referimos a desdobrarem-se em 85 logótipos exclusivos e ainda uma biblioteca com 100 ícones que foram usados como elementos chave para toda a linha gráfica. Um mundo de possibilidades e opções.
Este ano, 2022, a EDP presenteou-nos novamente com uma mudança de imagem no início do mês de Junho, desenvolvida também uma Agência de Design de Nova York, desta vez a Pentagram. Desta vez o conceito assenta sobre “Mude o futuro, hoje” logo o desenvolvimento procurou inspirar mudança nas pessoas, negócios, clientes e parceiros assim como reforçar a posição da EDP como líder global na área das energias renováveis.
“A espiral é uma representação simbólica da transformação e crescimento, fazendo uma referência explícita à energia renovável dos ventos e à complexidade dos objetivos que a EDP se propõe a alcançar.”
A Agência Pentagram desenvolveu esta identidade e logo através de motion design. Ou seja, assente no movimento, a espiral foi gerada através da colocação de um ponto numa superfície em movimento circular, criando de forma natural uma linha que evolui para uma espiral sem qualquer interferência humana.
Para nós, esta mudança quebra a familiaridade do antigo logótipo assim como distância a EDP do público-final com as suas cores mais frias e imagem mais corporativa. Qual é a sua opinião sobre o novo logótipo?