Vivemos numa fase onde tudo tem rédea curta. As redes sociais tornaram-se num porto de abrigo para a crÃtica fácil e gratuita a tudo o que mexe. Esta atmosfera que protege quem se esconde por trás de um ecrã deu origem à já bem conhecida “cancel culture” que, desde o seu aparecimento, inquieta qualquer “bicho” de Marketing.
Este escrutÃnio “entranhou-se” no nosso dia-a-dia antes de nos apercebemos e bem antes de conseguirmos fazer alguma coisa para o impedir. A honestidade e a ousadia deram vez ao politicamente correto e ao repetitivo. E todos foram afetados. Figuras públicas, marcas, ONG’s, governos.
Isto teve uma grande influência nas campanhas de Marketing a nÃvel global. Mas, de quando em vez, lá aparece um herói que nos relembra que está tudo bem.
Através da Uzina, diversos mupis aparecem nas ruas com mensagens como “Puxamos o tapete à inflação”, “Para se aquecerem sozinhos ou coligados” ou “Boa para guardar livros ou 75,800 euros”. As imagens dos cartazes já circulam nas redes sociais.
A marca de decoração e mobiliário IKEA aposta numa campanha humorÃstica, fazendo alusão a eventos ou conceitos relacionados com a atualidade polÃtica portuguesa, ao mesmo tempo que apresenta a sua oferta aos consumidores.
Entretanto, a IKEA já reagiu a esta iniciativa num comunicado enviado à SIC, afirmando que faz parte do quotidiano dos portugueses há 20 anos e que gosta de “desenvolver campanhas que reflitam a vida real”. Esse foi “o ponto de partida deste e de outros mupis que temos tido a circular pelas cidades nas próximas semanas”, reforçando que a campanha publicitária não tem “qualquer intenção ou propósito de contribuir, seja de que forma for, para o debate partidário e para o atual contexto pré-eleitoral que se vive no paÃs”.
Outras Marcas Participam na Conversa
O mediatismo desta campanha confirma-se. Basta abrir uma rede social e rapidamente descobrimos uma série de marcas bem conhecidas dos portugueses que aderiram à “brincadeira”.
Numa estratégia de marketing em tempo real da Triber Agency, a Staples respondeu à campanha da IKEA nas redes sociais, questionando: “Mas alguém guarda isso na sala?” com uma imagem de uma estante. Na descrição da publicação, a marca de produtos de escritório escreve: “Se for para guardar no escritório, o melhor é falar com o especialista, IKEA… E toda a gente sabe que o escritório é com o Staples!”. Mas não foi somente a Staples, o Gato Preto, Fnac, Penguin Livros, Durex entre outros também aproveitaram e lançaram as suas próprias dicas. A dizain não foi exceção, concebendo a imagem abaixo para o cliente G3Tech.
Seguindo esta abordagem, a Inokem, uma empresa de limpeza, também publicou uma resposta identificando a IKEA e a Staples, mencionando que ouviram dizer que há umas estantes a precisar de limpeza. Nos comentários à publicação da Staples, a FNAC entra no jogo, acrescentando que “se precisarem de ajuda para encher as estantes, já sabem com quem falar”.
De tudo o que se falou, em todos os canais possÃveis e imaginários, destacamos o comentário do apresentador e humorista Fernando Alvim que escreveu que, com tudo o que vivemos nos dias de hoje, “faz com que na prática seja muito difÃcil lembrarmo-nos de uma campanha de jeito. E muito menos, de nos rirmos com uma“.
A Dizain, como agência com profissionais e apreciadores de Marketing, agradece e parabeniza a Uzina e a IKEA pela ousadia e originalidade da campanha.
No segmento DIZ NUTS 🥜, dedicamo-nos a destacar algumas das melhores campanhas de marketing dos últimos tempos. Celebramos a criatividade, a inovação e o forward-thinking que impulsionam as estratégias de sucesso. Das marcas que desafiam as convenções aos projetos que moldam o futuro do marketing, procuramos inspirar e informar, destacando o que há de mais arrojado e transformador na nossa indústria. Junte-se a nós nesta jornada para descobrir as campanhas que estão a redefinir os limites do marketing e design.
Imagens retiradas de artigo Marketeer.