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Google Ads: vale mesmo a pena?

Se nunca ouviu falar do Google Ads e tem presentemente uma estratégia de Marketing Digital a decorrer… é melhor sair debaixo da pedra onde mora. O Google domina a internet e com a ajuda dos Google Ads você pode dominar o Google.

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados na internet. Um dos seus diferenciais é permitir que você tenha controlo sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).

É unânime entre todos os profissionais de Marketing que uma das principais ferramentas para se alcançar sucesso online e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados, e quando falamos deles é impossível não destacar o serviço de links patrocinados do Google: Google Ads.

Ainda tem dúvidas se vale mesmo a pena anunciar no Google Ads?

Existem inúmeros bons motivos pelos quais deve anunciar no Google Ads mas comecemos por:

Potencial

Que o Google é o maior motor de busca do mundo não é novidade para ninguém (esperamos!). Todos nós em algum momento já pesquisamos algo que procurávamos, pesquisamos para tirar dúvidas ou descobrir locais e produtos.

O grande potencial do Google Ads é apresentar os seus anúncios no momento em que a pessoa demonstra interesse. É como estar com um problema e alguém lhe oferecer a solução na palma da mão.

Segmentação

Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o Ads permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz.

  • Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem uma pesquisa no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços.
  • Segmentação por tópicos e canais: a plataforma permite escolher algum tópico específico (por exemplo: receitas de doces caseiros) e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse tema. Também é possível escolher canais específicos do Youtube para veicular anúncios, no caso de campanhas feitas nessa plataforma.
  • Público-Alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas que tenham um perfil estratégico para a sua empresa, mesmo quando essas pessoas estiverem a navegar em websites, usar aplicações ou assistir  vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços. A plataforma permite também escolher o género, idade, local e idioma.
  • Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em motores de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).
  • Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.
  • Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e podem ser ajustados quando e em quais deles os  anúncios vão aparecer.

Controlo do Investimento

Com o Google Ads os anunciantes têm total controlo sobre os valores investidos. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.

Avaliação do ROI

Ao utilizar os anúncios do Google Ads, terá em suas mãos informações valiosas sobre a interação do público com os seus anúncios. Será possível contabilizar as impressões e os cliques e, principalmente, saber se quem clicou realizou alguma conversão no seu site (como realizar uma compra, entrar em contato por formulário, fazer o download do seu aplicativo ou telefonar para fazer um pedido).

Com as informações facultadas pelo Google Ads é possível ver diversos dados valiosos como:

  • Taxa de cliques dos anúncios
  • Custo Médio por clique
  • Número de conversões trazidas por casa um dos anúncios
  • Custo por conversão
  • Quantidade de impressões

Conclusão

Se ainda tem dúvidas se deve ou não investir no Google Ads lembre-se: este canal não é o único, mas é o mais importante. E, embora o investimento em anúncios pagos não seja tudo aquilo que precisa para ser encontrado (o SEO é também um fator de grande importância na reputação e ranking de um website, veja mais sobre esse tópico no nosso artigo) é uma alavanca de imensurável importante principalmente para negócios que estão agora a dar os primeiros passos ou sem presença online.

Caso tenha ficado curioso/a sobre o SEO do seu website, convidamo-lo/a a efetuar a análise gratuita na nossa página.

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