Independentemente da sua popularidade, o TikTok continua a ser um pequeno mistério para os marketeers, especialmente considerando que nem sempre revela as suas estatísticas chave. Reunimos algumas estatística sobre:
- Utilizadores, Downloads e Crescimento
- Demografia
- Comportamentos do Utilizador
- O Impacto do TikTok
- Compras no TikTok
- Modas virais e Influencers no TikTok
- Negócios, Retorno e Competição
Utilizadores, Downloads e Crescimento
No seu primeiro ano de existência, o TikTok arrecadou alegadamente 500 milhões de utilizadores ativos por mês. Poderíamos pensar que isto tinha sido um situação fora do normal ou uma moda viral que após algum tempo acalmou mas, de acordo com o TikTok a audiência pode ter continuado a crescer e neste momento ser ainda maior do que se pensava.
- A Setembro de 2021 o TikTok celebrou o 1 bilião de utilizadores ativos por mês (Fonte: TikTok);
- A app Musical.ly de playback, adquirida pela ByteDance e mergida com o TikTok, alega ter tido 100 milhões de utilizadores ativos após comprada pelo TikTok em 2018 (Fonte: The Verge);
- Douyin, a app original do TikTok teve 300 milhões de utilizadores no momento da junção com Musical.ly (Fonte: The Verge);
- Em 2020 o TitkTok foi a app que mais vezes foi descarregada a nível global (850 milhões de downloads) seguida pelo WhatsApp, Facebook e Instagram (Fonte: Apptopia);
- O TikTok está no topo das aplicações gratuitas da Apple App Store (Fonte: Apple App Store);
Demografia
Enquanto o TikTok é maioritariamente dominado pela Gen Z nos EUA, muitos millenials já a adotaram em torno do mundo e, embora possa parecer que a app é particularmente popular nos EUA, é na china de onde vem a maior parte da sua audiência, onde a plataforma é chamada Douyin.
- 52.38% dos utilizadores a nível global do TikTok têm entre 18 e 24 anos (Fonte: Statista);
- Em Abril de 2022 os EUA, a Indonésia e o Brasil tinham a maior audiência no TikTok (Fonte: Statista);
- Em Abril de 2021, 48% dos americanos adultos entre os 18-29 anos utilizava o TikTok. Comparativamente 20% dos adultos entre 30-49 anos e 14% entre os 50-64 anos (Fonte: Pew Research Center);
- Um quarto dos Americanos entre 12 e 34 anos já utilizaram o TikTok, comparativamente apenas 3% dos adultos com mais de 35 anos utilizaram (Fonte: MarketingCharts);
- O TikTok encontra-se agora disponível em mais de 200 países (Fonte: Oberlo);
- Mais de 22.2 milhões de utilizadores ativos mensalmente são da Indonésia (Fonte Statista);
- As aplicações que a Gen Z mais utiliza são o TikTok, Instagram e Youtube (Fonte: HubSpot Blog);
Comportamentos do Utilizador
O TikTok é uma aplicação de ritmo rápido. Assim que que se faz login é logo apresentado ao utilizador um vídeo sugerido pelo algoritmo de acordo com os seus interesses.
É provavelmente da opinião da maior parte dos utilizadores que o TikTok facilmente prende os utilizadores além do que contavam com um sem-fim de vídeos engraçados. Tendo em conta que a maior parte destes vídeos são de 15 segundos, esta é a aplicação ideal para quem precisa de entretenimento na sua viagem para o emprego ou que esteja aborrecido em casa.
- O utilizador comum gasta cerca de 89 minutos por dia na aplicação (Fonte: Music Business Worldwide);
- Em Setembro de 2021 existiam 14.43 milhões de utilizadores ativos diariamente na app Android e em média cada um gastava 12.3 horas por mês na mesma (Fonte: Statista, HootSuite);
- TikTok é uma das aplicações mais descarregada da Google Play Store (Fonte: Statista);
- O utilizador comum abre a aplicação 19 vezes por dia (Fonte: Music Business Worldwide);
- 88% dos utilizadores diz que o som é essencial para a experiência na app (Fonte: TikTok);
- 68% dos utilizadores diz que vídeos que utilizem músicas populares os ajudam a lembrar-se melhor das marcas (Fonte: TikTok);
- 36% dos utilizadores quer aprender mais sobre produtos na forma de vídeos curtos como TikToks e Reels (Fonte: HubSpot);
- 55% dos utilizadores diz que o TikTok os ajuda a descobrir coisas novas (Fonte: Material);
- 55% dos utilizadores do TikTok utiliza a plataforma para pesquisar marcas ou produtos (Fonte: TikTok);
O Impacto do TikTok
- A comunidade do TikTok interage mais frequentemente e consistentemente com conteúdo na plataforma do que em qualquer outra plataforma social (Fonte: Neuro-Insight);
- Quando os utilizadores vêm o conteúdo orgânico das marcas antes dos anúncios pagos, existe um aumento de 27% na retenção da marca (Fonte: Neuro-Insight);
- 71% dos utilizadores do TikTok diz que a aplicação de um impacto maior nas suas vidas do que outras aplicações que utilizam e 79% diz que os inspira a fazer coisas novas na vida real (Fonte: TikTok)
- Os utilizadores do TikTok têm 1.3x mais probabilidade de concordar que a plataforma lhes permite ouvir perspectivas diferentes do que aquelas que normalmente ouviriam quando comparadas com outras marcas de entretenimento (Fonte: TikTok & Material);
- Os utilizadores do TikTok têm 1.3x mais probabilidade de saber de produtos ou tendências antes dos seus amigos (Fonte: Material & TikTok);
Compras no TikTok
- 2 em cada 3 utilizadores são capazes de comprar algo enquanto estão na plataforma (Fonte: TikTok);
- 50% dos utilizadores do TikTok já compraram algo após verem um LIVE do TikTok (Fonte: TikTok);
- Os utilizadores do TikTok têm o dobro da probabilidade, quando comparados com utilizadores tradicionais das plataformas sociais, de recomendar um produto ou serviço que descobriram na app e 1.5x mais chance de sucesso ao convencerem outros a tentar o mesmo produto ou serviço (Fonte: Material & TikTok);
Modas virais e Influencers no TikTok
O TikTok abriu as portas para os influencers, comediantes e criadores de memes além de algumas marcas. Existem algumas pequenas estatísticas e facto sobre as modas virais e influencers no TikTok que são dignas de serem partilhadas.
- O criador com mais seguidores no TikTok é Khaby Lame com 147.7milhões de seguidores, seguido de perto por Charlie D’Amelio com 144.6 milhões (Fonte: Wikipedia);
- Um dos primeiros desafios com hashtag foi Guess’ #InMyDenim. De acordo com o TikTok, vídeos marcados com esta hashtag reuniram um total de 38.8 milhões de visualizações (Fonte: TikTok);
- 77% dos utilizadores do TikTok gosta quando as marcas inventam novos desafios, modas ou memes aos quais se possam juntar (Fonte: TikTok);
- Os utilizadores do TikTok dizem que não é necessário ter milhares de seguidores para se tornar viral no TikTok (Fonte: TikTok);
- 80% dos vídeos no top de visualizações no TikTok tem musicas animadas (Fonte: Invideo);
- Fazer o remix de uma moda do TikTok garante um aumento de 14% no tempo de visualização (Fonte: TikTok);
- O rapper Lil Nas X acredita o sucesso da sua música “Old Town Road” ao TikTok. A música foi catapultada para o #1 do Top 100 Billboard em 2019 após o artista a ter carregado para o TikTok (Fonte: BuzzFeed News);
Veja esta compilação de participações no desafio #CowboyChallenge onde pessoas com roupas normais fazem montagens a vestir roupa de cowboy e a cantar a música “Old Town Road”.
Negócios, Retorno e Competição
O lançamento do TikTok não só colocou a companhia mãe no “mapa”, a ByteDance, mas também resultou em competição com aplicações como o Facebook, que lançou uma aplicação muito semelhante de nome Lasso rapidamente após o TikTok tornar-se viral. Embora o TikTok e a ByteDance sejam pouco transparentes sobre o retorno da aplicação assim como outros detalhes, temos ainda algumas informações interessantes para partilhar:
- O TikTok oferece 5 níveis de publicidade para grandes marcas. Um dos quais, um desafio com hashtag que, supostamente custa 150,000$ por dia (Fonte: TikTok Pitch Deck Notes tendo saído primeiro em Digiday);
- Estima-se que o TikTok tenha gerado cerca de 4 biliões de dollares em 2021 (Fonte: Bloomberg);
- O gasto realizado por consumidores no TikTok já ultrapassou o 2.5 biliões a nível global (Fonte: Sensor Tower);
- ByteDance, a companhia “mãe” do TikTok está avaliada em 140 biliões, tornando-a a startup mais valiosa do mundo (Fonte: CBInsights);
- O TikTok tem um alcance em anúncios de cerca de 885 milhões de pessoas (Fonte: DataReportal)
Com todos estes dados é fácil identificar o potencial desta plataforma, especialmente se o seu público-alvo for o mesmo que aquele que utiliza esta aplicação. Se tem um negócio online direcionado ao público jovem, se não se importa de gastar alguns momentos do seu dia a gravar pequenos trechos engraçados e a pesquisar desafios nos quais possa participar, esta poderá ser uma excelente aposta para si e o seu negócio tendo em conta o potencial de alcance que a plataforma garante.
Estatísticas traduzidas de HubSpot.
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