Agora que já nos distanciamos tempo suficiente do grande acontecimento dos últimos tempos (eclipse solar), voltamos a confirmar que os criativos ao redor do mundo vivem para estes momentos. Apresentamos então mais um “universo” de ideias criativas (e outras nem tanto) que nos captaram a atenção.
Burger King tornando os tempos confusos um pouco mais confusos
Começando por uma campanha que apesar de não ser “fresquinha”, merece todo o destaque que lhe conseguirmos dar.
Lembra-se da prequela desta campanha que a Burger King lançou para apresentar o seu misteriosos “frango vegetal”? Bem, a revolução não deixou os adultos sozinhos a pensar nas grandes questões da vida. As crianças também ficaram a questionar quais serão os segredos do Universo. “Por que foram inventados palavrões se não podemos dizê-los?”
Anúncios impressos são frequentemente utilizados para falar apenas com recursos visuais. Embora as marcas nem sempre se envolvam em anúncios baseados em copies, muito menos em anúncios totalmente centrados em copies, a Burger King dá esse passo ousado e com confiança! E tudo para isto “só” para dizer que a Burger King agora tem nuggets de frango, só que sem frango. São vegan.
Com uma sequência igualmente cativante de “Tempos confusos”, o Burger King expandiu efetivamente o seu público-alvo para uma gama mais ampla de dados demográficos da maneira mais espirituosa e conflituosa que uma marca pode fazer!
“It’s a Cheetos Thing…”
Depois de meses de grande sucesso, chegou a altura desta campanha receber o devido destaque por parte do segmento DIZ NUTS 🥜.
O novo anúncio do Cheetos “It’s A Cheetos Thing” começa com um facto interessante (e potencialmente fictício) – 99% dos comedores de Cheetos usam a mão dominante para petiscar o produto. Então, o que faz a outra mão quando se come Cheetos? O anúncio autêntico – levado a cabo pela agência Goodby Silverstein – retrata um mundo no qual as pessoas tentam fazer o seu trabalho diário e comem Cheetos ao mesmo tempo – e são sempre os Cheetos que têm prioridade, levando a uma série de resultados infelizes e hilariantes. Jogadores de futebol americano, designers e até cirurgiões plásticos são vistos a utilizar a mão menos hábil para fazer o seu respetivo trabalho.
O anúncio enquadra-se bem nas campanhas recentes da Cheetos, que pegou num dos aspectos mais famosos e distintivos, mas também polémicos, da marca – o pó laranja que fica nas mãos após se comer este produto – e transformou-o desafiadoramente num ativo da marca de forma verdadeiramente marcante e único.
A Cheetos publicou uma série de anúncios peculiares celebrando “Cheetos Things”. Claramente não têm medo de usar o humor e, às vezes, de levar esse humor a lugares mais ousados do que a maioria das marcas está disposta a ir. Terminar o anúncio com um indivíduo cujo nariz foi removido por engano numa operação médica fracassada é uma linha que a maioria das marcas hesitaria em cruzar. A Cheetos não tem medo. Esta abordagem faz parte de uma tendência que tem vindo a “puxar” cada vez mais o humor arrojado para as comunicações de Marketing de marcas bem conhecidas.
Eclipse Solar (escondeu-se o sol e apareceu o Marketing…)
Tornou-se claro muito rapidamente que o eclipse solar de 2024 roubou o holofote dos corações e mentes dos consumidores, bem como dos orçamentos de Marketing.
Como profissionais de marketing, o eclipse solar é uma pausa bem-vinda nos feriados previsíveis e no ciclo de eventos de premiação impulsionados por influenciadores. Com este acontecimento vem a capacidade de responder a um momento raro e natural, completo com baixa sobrecarga e alto fator de surpresa. Uma confluência única de possibilidades à qual criativos experientes e inovadores de conteúdo não podem deixar de passar em branco.
O resumo é simples: incorporar a marca de forma autêntica em celebração de um fenômeno que une os humanos enquanto estes fazem uma pausa para refletir sobre o nosso lugar no sistema solar. É a essência dos sonhos de marketing, a capacidade de conectar com o público, ao mesmo tempo que se comemora uma experiência compartilhada que saúda a magia da natureza.
Assistimos, portanto, a milhares e milhares de tentativas de levar a cabo a melhor campanha possível. Explore abaixo algumas das que decidimos destacar:
De uma forma geral, o envolvimento das marcas no eclipse solar de 2024 foi caracterizado pela criatividade, inovação e uma profunda compreensão dos interesses e preferências dos consumidores. Ao alinhar os seus esforços de marketing com este raro evento celestial, as marcas conseguiram melhorar a sua imagem de marca, impulsionar o envolvimento e promover ligações significativas com os consumidores.
As marcas transformaram este eclise solar num “Once-in-a-Generation” evento de Marketing.
No segmento DIZ NUTS 🥜, dedicamo-nos a destacar algumas das melhores campanhas de marketing dos últimos tempos. Celebramos a criatividade, a inovação e o forward-thinking que impulsionam as estratégias de sucesso. Das marcas que desafiam as convenções aos projetos que moldam o futuro do marketing, procuramos inspirar e informar, destacando o que de mais arrojado e transformador existe na nossa indústria. Junte-se a nós nesta jornada para descobrir as campanhas que estão a redefinir os limites do marketing e design.