Após um 2020 completamente atípico e horrível para a maior parte de nós, a Pantone® optou por selecionar duas cores como a cor do ano 2021 sendo elas: amarelo e cinzento, cores que transmitem uma mensagem de “força e esperança”, segundo os seus comunicados.
O Pantone® 17-5104 (Cinzento) é descrito pela empresa como sólido e de confiança, como as pedras da praia ou os elementos gastos pela natureza enquanto o Pantone® 16-0647 (Amarelo) é descrito como brilhante, cheio de vivacidade, um tom de amarelo repleto do calor e energia do sol.
Embora esta combinação seja um clássico, houve quem expressasse surpresa na escolha do cinzento como uma das cores do ano, especialmente por não ser um cinzento “qualquer” mas sim o “Ultimate Gray”, uma cor que dificilmente seria a mais animadora dos últimos 12 meses. De acordo com o diretor executivo da Pantone®, Leatrice Eiseman do Instituto da Cor, este conjunto é prático e sólido mas ao mesmo tempo acolhedor e otimista, sentimentos que de momento não existem em abundância.
A publicação da cor do ano da Pantone® tem vindo a ser como que “um ritual” para a indústria criativa mas este ano houve quem sentisse que a escolha ficou aquém das expectativas.