A Temu, marca da PDD Holdings, destaca-se pela estratégia de preços extremamente baixos, que aliada à sua expansão internacional, permitiu atingir um valor de mercado de 208 bilhões de dólares, já a Alibaba situa-se nos 196 bilhões de dólares. O homem mais rico da China é o fundador da Temu, Colin Huang Zheng, com uma fortuna de 48,6 mil milhões de dólares e a sua marca compete com a SheIn, Aliexpress, Amazon, Ebay, Etsy, entre outras.
A estratégia imbatível da Temu no E-commerce
A marca Temu tem uma forte presença nas redes sociais e combina um sistema de compras online com gamification, mini jogos que oferecem aos utilizadores descontos, criando uma sensação de gratificação imediata. Estes jogos incentivam a passar mais tempo na aplicação e aumentam o consumismo.
No entanto, o rápido crescimento da Temu tem levantado questões, especialmente sobre a sustentabilidade financeira da empresa. Surgem preocupações quanto à possível violação da privacidade dos utilizadores, já que a recolha de dados pessoais pode estar a ser usada para cobrir os custos das ofertas. A marca está envolvida em processos legais que poderão esclarecer estas práticas no futuro.
SheIn processa Temu nos EUA por cópia de designs e anúncios falsos
A mais recente controvérsia está relacionada com a grande concorrente SheIn que acusa a Temu de fraude e violação de direitos de autor. Na acusação, a SheIn alega que um ex-funcionário roubou segredos comerciais valiosos e os forneceu à Temu, que, por sua vez, orientou os vendedores da sua plataforma a vender versões falsificadas desses produtos.
A Forbes indica ainda que a acusação sugere que a Temu se fez passar pela SheIn nas redes sociais e no Google Ads, criando anúncios com a imagem da SheIn que redirecionavam os utilizadores para o website da Temu com o objetivo de desviar clientes da Shein para a Temu. Além disso, é dito que a Temu encoraja ativamente os vendedores a infringir direitos de propriedade intelectual. Não é a primeira vez que estas plataformas se enfrentam com acusações ou são acusadas por outras marcas.
TikTok introduz alertas sobre pessoas desaparecidas
A rede social está a desenvolver testes em parceria com a NCMEC (The National Center for Missing & Exploited Children) para exibir alertas no “Para ti” ajudando a difundir informação sobre pessoas desaparecidas. Atualmente este programa piloto decorre nos EUA e a ideia é dar prioridade a esses conteúdos na “for you page” das pessoas da região reportada.
Esta ferramenta pretende ampliar o acesso à informação sobre pessoas desaparecidas. Considerando que muitos dos casos envolvem adolescentes, o público jovem do TikTok pode desempenhar um papel crucial na divulgação dessas ocorrências. É mais uma forma do TikTok ser útil, além do entretenimento, colaborando com organizações relevantes para oferecer ajuda e assistência em momentos de crise.
TikTok e Amazon: Nova parceria para compras dentro da App
Além de revolucionar o consumo de conteúdo ao popularizar os vídeos curtos, o TikTok poderá impactar as compras online com a recente integração da Amazon no TikTok Shop. No entanto, esta funcionalidade não está disponível em Portugal, o lançamento estava inicialmente previsto para países como Espanha, Alemanha, Itália, França e Irlanda, mas a empresa decidiu concentrar-se no mercado dos Estados Unidos. Veja algumas das funcionalidades do TikTok Shop:
Com a nova integração da Amazon, os utilizadores podem facilmente vincular a sua conta TikTok à conta Amazon e concluir as compras diretamente no anúncio do produto, sem precisar sair do TikTok, tornando a experiência de compra fluida e eficiente. Além disso, recebem recomendações de produtos no “Para ti”.
Para os utilizadores com acesso ao TikTok Shop, a integração oferece preços em tempo real, informações sobre elegibilidade para o Prime, estimativas de entrega e detalhes dos produtos diretamente nos anúncios selecionados da Amazon. Esta colaboração pretende transformar a forma como os utilizadores interagem com o comércio nas redes sociais, proporcionando uma experiência de compra contínua.
Google recua na decisão de eliminar os cookies
Normalmente, ao visitar um site surge uma janela pop-up para aceitar ou recusar os cookies. Com a nova abordagem da Google, em vez de uma decisão única no momento da visita, pode ajustar as suas configurações de cookies nas configurações do Chrome quando quiser, conseguindo um maior controlo sobre as suas preferências de privacidade.
Os cookies são pequenos arquivos de texto que armazenam dados sobre o seu comportamento online. A sua função é personalizar a experiência de navegação e exibir anúncios relevantes de acordo com os seus interesses. Podem ser geridos pelo site que está a visitar ou por domínios terceiros, como as redes sociais e plataformas de publicidade. Enquanto os primeiros se focam em otimizar a experiência no site específico, os cookies de terceiros têm um papel mais abrangente em publicidade e análise de dados.
O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia exige que os utilizadores tenham controlo sobre os seus dados pessoais e sejam informados sobre como esses dados são recolhidos e utilizados, pelo que a recente decisão da Google procura atender às críticas e preocupações, ao mesmo tempo que garante os interesses da empresa e melhora a experiência do utilizador.
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