O YouTube é muito provavelmente a melhor fonte de entretenimento que o nosso mundo nos tem para oferecer. É, segundo a app data.ai, a plataforma com maior número de utilizadores ativos e conta com um ad reach de 2,5 mil milhões de utilizadores (em média, por mês), ultrapassando o Facebook, Whatsapp e Instagram em ambas as métricas.
No entanto, apesar do amor universal que existem pelo Youtube, a marca tomou algumas decisões questionáveis no departamento de apresentação de conteúdo que deixaram a comunidade um pouco descontente. Questões como uma maratonas de anúncios antes de ser possível assistir a um vídeo ou a promoção de conteúdo de Shorts (pensado para dispositivos móveis) em plataformas como TVs inteligentes.
A mais recente controvérsia está relacionada com a revisão completa dos elementos que rodeiam o player de vídeo. O novo layout do Youtube move a secção de comentários para o lado direito do player de vídeo, onde costumavam ficar os vídeos relacionados – e longe de onde estavam há quase duas décadas. Os vídeos relacionados agora são maiores e aparecem abaixo do vídeo. O título do vídeo e o nome do canal agora são agora muito menores e também estão no lado direito.
Um porta-voz do Google revelou, num comunicado à WFLA.com, que o novo layout está a “ser testado com um pequeno grupo de utilizadores” na esperança de tornar mais fácil “para os utilizadores do Youtube lerem comentários e encontrarem vídeos relacionados enquanto assistem ao YouTube no desktop”.
Tal como nós, deverá saber que o grande objetivo do Youtube, parecido a outras plataformas de entretenimento como a Netflix ou a Amazon Prime, é manter os utilizadores ativos e envolvidos com o seu website. Ao concederem mais real estate de página à área de vídeos sugeridos, estão a aumentar as chances dos utilizadores de se manterem conectados. Ao mesmo tempo, é uma alternativa interessante que permite aos utilizadores lerem os comentários da comunidade sem “perder” o vídeo de vista.
Acreditamos que o novo UI representa, portanto, uma mudança ideológica na empresa, dando prioridade ao envolvimento do conteúdo e à retenção do utilizador em vez das interações de comunidade por meio dos comentários.
Contudo, o X (antigo Twitter) e os seus utilizadores não acharam muita graça às novas alterações. Vários utilizadores fizeram-se ouvir, deixando bem claro que o novo layout do Youtube não agrada à fiel e dedicada comunidade. Deixamos aqui alguns testemunhos… pelo menos aqueles que podemos partilhar.
This new YouTube layout with the suggested videos in the middle and the comments on a single column is the stupidest move I've seen in a long time.
— Gio Gargiulo (@GioakG) April 10, 2024
The comment section always has been the real core of YouTube and it should stay front and center. pic.twitter.com/lUNEYY7NgA
I can't explain how much I hate this new YouTube layout pic.twitter.com/7FYgAHgKSa
— Ian Zelbo (@ianzelbo) April 16, 2024
“Atualmente temos testado alguns layouts diferentes para saber o que as pessoas gostam/não gostam e o que torna a experiência de visualização ainda melhor”, disse um representante do Youtube, com um link que aponta para uma página que explica como dar feedback destes desenvolvimentos.
A documentação do YouTube Help para recursos de teste e experiências revela que este é um dos muitos layouts que o YouTube tem testado desde 20 de fevereiro deste ano. Felizmente, isto ainda é um teste e dado o feedback esmagador dos utilizadores no Twitter, os designers de UI podem ter de voltar atrás com esta decisão.
É ainda possível reverter estes desenvolvimentos através da instalação de uma extensão no Google Chrome, mas nós aconselhamos a aceitar as alterações e a deixar-se levar pelos esforços de evolução da empresa norte-americana.
Para mais novidades sobre Design e Marketing, visite a nossa página de blog!