O Marketing e a Psicologia são ambas áreas de elevada importância, contudo apesar de aparecerem bastante distintas são áreas que ao trabalharem juntas beneficiam de uma aliança poderosa. Isto porque, a psicologia auxilia os profissionais de Marketing a estudar o comportamento dos consumidores, bem como as suas necessidades e desejos, possibilitando aos mesmos um desenvolvimento de campanhas publicitárias mais apelativas e com produtos que realmente consigam chamar à atenção dos consumidores.
Podemos afirmar que, o Marketing e a Psicologia são áreas que beneficiam as empresas ao trabalharem de forma conjunta. De seguida, serão demonstradas algumas dessas vantagens:
- Compreensão do Comportamento do Consumidor
Como foi referido anteriormente, a psicologia ajuda os profissionais de marketing a compreender o comportamento do consumidor, mais especificamente, como eles se comportam, o que pensam e como se sentem no contexto dos produtos e serviços.
Por exemplo, a psicologia permite entender determinados tipos de produtos – cores ou embalagens – que os consumidores privilegiam e ainda, conhecer as emoções dos mesmos que podem ajudar na influência da decisão de compra. A psicologia é uma área que ao ser trabalhada em conjunto com o Marketing permite dar um passo maior do caminho para o sucesso de uma campanha publicitária.
- Criação de Mensagens Convincentes
Através do conhecimento da psicologia a nível social e da comunicação de modo persuasivo, os profissionais de marketing podem desenvolver mensagens que sejam mais atraentes e convincentes para os consumidores, indo de encontro com o ponto anterior.
- Identificação das Necessidades e Desejos dos Consumidores
Graças a esta aliança, os profissionais de marketing podem criar produtos e/ou serviços que atendam às necessidades e desejos mais específicos dos consumidores, dado que, a psicologia possibilita a identificação das necessidades e desejos dos consumidores e, também, das motivações e emoções envolventes nas decisões de compra.
- Pesquisa de Mercado e Testes dos Produtos e/ou Serviços
Com o eminente conhecimento da psicologia no mundo experimental, os profissionais de marketing conseguem realizar testes que analisem os produtos, serviços ou até mesmo uma determinada campanha publicitária de forma mais precisa e confiável avaliando a sua eficácia. Aliás, a psicologia permite a identificação dos melhores métodos de pesquisa de mercado para posteriormente o marketing conseguir entender melhor as necessidades e desejos do público-alvo, facilitando assim, os testes dos produtos e/ou serviços.
A combinação da Psicologia e do Marketing como podemos observar é uma das mais relevantes e bem-sucedidas quando bem aplicada numa determinada empresa, beneficiando assim o seu progresso para o sucesso. O conhecimento pertencente à Psicologia e o Plano Estratégico do Marketing fazem com que as empresas possam criar campanhas publicitárias mais atraentes bem como os produtos e/ou serviços para os consumidores com a maior eficiência possível. Deste modo, é de extrema importância que os profissionais de marketing não desmereçam as tendências da psicologia e estejam receptivos a criar uma aliança com a mesma para conseguir atender às necessidades que o mercado apresenta.
A dizain terá toda a disponibilidade para ajudar e trabalhar consigo.
Descubra mais informações e artigos sobre Marketing no nosso blog!